Buscar
  • We Brazil Energy

Produção de grandes usinas solares salta 86%

Dados relativos ao primeiro semestre de 2019 são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica; Bahia, MG e SP se destacam


Painéis para geração de energia solar no Ministério das Minas e Energia Foto: José Cruz/Agência Brasil

29/08/2019 - A geração de grandes usinas de energia solar cresceu 86,6% no primeiro semestre de 2019, segundo dados consolidados do boletim InfoMercado Mensal divulgados pela CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica). A produção foi de 485 MW médios em comparação aos 260 MW médios entregues ao Sistema Interligado Nacional neste mesmo período do ano passado.


Houve um crescimento vertiginoso em alguns estados. Segundo a CCEE, a Bahia aumentou a sua produção em 88%, saindo de 92 MW médios no primeiro semestre de 2018 para a atual produção de 173 MW médios - sendo o estado com a maior produção de energia solar do país. No Sudeste, Minas Gerais elevou em 94,9% a sua geração de energia desta fonte e, São Paulo, 131%. Ceará, Paraíba e Tocantins começaram a produzir energia solar em 2019.


Em relação à capacidade instalada, a CCEE contabiliza 86 grandes usinas de energia solar fotovoltaica em 2019, ante as 55 usinas existentes no primeiro semestre de 2018. Alguns estados também se destacam em relação ao aumento da capacidade instalada. O Ceará saltou de apenas 1MW em 2018 para 214 MW e o Tocantins de zero a 5 MW. O maior produtor de energia solar do semestre, a Bahia, também ampliou a sua capacidade instalada de 444 MW para 652 MW, crescendo em 46,9%.


A CCEE


A CCEE (www.ccee.org.br) é responsável por viabilizar e gerenciar a comercialização de energia elétrica no país, garantindo a segurança e o equilíbrio financeiro deste mercado. É uma associação civil sem fins lucrativos, mantida pelas empresas que compram e vendem energia no Brasil. Esta matéria foi redigida pela redação da Revista Fator Solar. Acesse aqui: www.revistafatorsolar.com.br #energiasolar #WeBrazilEnergy #ccee #energiasolarfotovoltica #fotovoltaico

0 visualização
  • Branca ícone do YouTube
logo_we_brazil_energy (1)2.png