Buscar
  • webrazil

Ibope: 90% querem energia solar e 84% criticam conta elétrica



Pesquisa feita pelo Ibope e pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) revela que 90% dos brasileiros querem gerar sua própria energia em casa, com fontes renováveis como a fotovoltaica. O índice é 13 pontos percentuais maior que no último levantamento, feito em 2014. Também indicou que 84% dos entrevistados consideram a energia elétrica cara ou muito cara no país.


Para a Abraceel, o valor pago pelos consumidores tem se tornado mais evidente nas despesas das famílias, já que as pessoas que consideravam o serviço caro ou muito caro anteriormente chegavam a 67%. A pesquisa ouviu 2 mil pessoas em todas as regiões do país, entre os dias 24 de março e 1º de abril.


Considerando os dados deste ano, 55% dos entrevistados afirmaram que o alto preço é causado pelos impostos e 28%, pela falta de concorrência no setor.

“Hoje a energia elétrica é um dos serviços mais taxados, por uma razão muito simples: os governos estaduais têm muita facilidade em arrecadar imposto por meio da conta de luz, então incidem diversos impostos – federais, estaduais – e o consumidor percebe”, disse o presidente da Abraceel, Reginaldo Medeiros.

Em 80% dos casos, os entrevistados gostariam de escolher sua operadora de energia elétrica, enquanto em 2014, esse percentual era de 66%. A Abraceel defende o modelo do mercado livre, em que o consumidor possa escolher sua fornecedora de energia, e considera que essa é uma forma de tornar o setor mais competitivo.


Já sobre o interesse em gerar energia elétrica em casa, segundo a pesquisa, ele cresce à medida que aumentam a renda familiar e escolaridade dos entrevistados.

Fonte: Agência Brasil


#EnergiaSolar #Fotovoltaico #Sustentabilidade #PaineisSolares #Ibope #MercadoLivredeEnergia #Abraceel #WeBrazilEnergy

169 visualizações
  • Branca ícone do YouTube
logo_we_brazil_energy (1)2.png