Buscar
  • webrazil

Fonte solar é a que mais cresce, e já passa nuclear e carvão



O uso da fonte solar é o que mais cresce na geração de energia no Brasil este ano, na contramão das demais fontes, segundo dados da CCE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica).


Outro destaque obtido pelo setor fotovoltaico no país foi o de alcançar capacidade de geração maior que a das usinas nucleares e movidas a carvão somadas, indica a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).

Na primeira quinzena de abril, segundo últimos dados da CCE, a geração fotovoltaica avançou 53% em relação ao mesmo período de 2019 no Brasil, chegando a 692 megawatts (MW) médios. A eólica também cresceu, em 23%. A geração hidráulica, que reúne hidrelétricas, retraiu 14,4% e, a termelétrica, caiu 13,8%.


Tendência


Os números do setor refletem uma tendência registrada de janeiro a março, quando a energia solar cresceu 21,7% frente ao primeiro trimestre de 2019, gerando 622 MW médios. Neste período, as termelétricas avançaram 7,4%, a geração hidrelétrica caiu 2,5% e a eólica recuou 15,8%.


O avanço da energia fotovoltaica no país, mesmo em um ano complicado para a economia, é resultado da recente ampliação da capacidade instalada, com a entrada de novas usinas em operação, explica Carlos Dornellas, gerente da área de Segurança de Mercado & Informações da CCEE.

Superando outras fontes


Outro dado importante é a marca alcançada de 5,76 GW de capacidade instalada solar, ultrapassando as termelétricas movidas a carvão mineral e nucleares somadas, que representam 5,58 GW, informa a Absolar. Um progresso não só para os investidores da fonte fotovoltaica, mas também para o desenvolvimento sustentável da matriz energética brasileira.


“A potência total solar ultrapassa em quase 4% a destas termelétricas, que são baseadas em recursos não-renováveis e com maiores impactos ambientais ao longo de todo o seu ciclo de vida”, diz o presidente do Conselho de Administração da Absolar, Ronaldo Koloszuk.

#Fotovoltaico #Sustentabilidade #Sustentável #EnergiaSolar #CCE #Absolar #WeBrazilEnergy

0 visualização
  • Branca ícone do YouTube
logo_we_brazil_energy (1)2.png