Buscar
  • webrazil

Energia solar será a nova 'rainha' da eletricidade, diz agência


Parque para geração de energia solar fotovoltaica no Piauí: avanço sustentável Foto: Divulgação

A energia solar comandará uma disparada na geração de eletricidade por fontes renováveis na próxima década, disse a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), ao estimar que fontes limpas serão responsáveis por 80% do crescimento na produção global de energia elétrica no período. A informação é da Agência Reuters. 


Em relatório sobre perspectivas energéticas globais, a IEA considera que as fontes renováveis devem ultrapassar o carvão até 2025 como principal meio de produção de eletricidade mundial.


A participação combinada das energias solar fotovoltaica e eólica na geração global vai avançar para quase 30% em 2030, ante 8% em 2019, informou a IEA, com expansão média na capacidade solar de 12% ao ano.


“Eu vejo a energia solar se transformando na nova rainha dos mercados de eletricidade do mundo”, disse o diretor-executivo da IEA, Fatih Birol. 

Segundo o diretor, as configurações atuais de política energética mostram que o segmento fotovoltaico caminha para estabelecer novos recordes em todos os anos após 2022. Com novas tecnologias e políticas de apoio,  a energia solar já é mais barata do que a construção de novas usinas de carvão ou gás na maioria dos países. 


Fonte: Reuters 


#EnergiaSolar #Sustentabilidade #Fotovoltaico #PaineisSolares #IEA #FontesRenovaveis #WeBrazilEnergy

93 visualizações
  • Branca ícone do YouTube
logo_we_brazil_energy (1)2.png