Buscar
  • webrazil

Ecológica, cervejaria trata esgoto, recicla e adota energia solar

Caldeira aquecida com lenha de eucalipto reflorestado, sistema de tratamento de esgoto, reciclagem de materiais e energia elétrica gerada por fonte solar. Essas são algumas das iniciativas que fazem da microcervejaria Dortmund, em Serra Negra (SP), pioneira em sustentabilidade neste ramo. 

Fachada da microcervejaria em Serra Negra

Segundo o proprietário, Marcel Longo, além da qualidade de suas cervejas, o papel social representado pela proteção ao meio ambiente é

um compromisso da Dortmund. A empresa, por exemplo, foi a primeira microcervejaria do país a usar caldeiras a lenha - evitando uso de combustível fóssil. 


Fundada há oito anos, só em 2019 a cervejaria conseguiu ampliar seu ciclo sustentável, com a implantação de um sistema fotovoltaico para gerar a própria energia.

"Temos essa pegada ecológica. Usamos eucalipto reflorestado e também queimamos resto de móveis, palha de madeira, na caldeira. Na fábrica, reciclamos tudo - papel, plástico, vidro. A energia solar era um passo natural, aguardamos os preços dos equipamentos baixarem, ficarem viáveis, para implementar esse sistema", disse Longo.

Desde o início do ano passado, um sistema fotovoltaico instalado com equipamentos da We Brazil Energy diminuiu os gastos do local com a energia elétrica, de uma média de R$ 9 mil para cerca de R$ 1,5 mil ao mês.  Foram implementados pela cervejaria 240 painéis no solo e 120 no telhado. Veja abaixo vídeo com imagem aérea do sistema, mostrando as placas de solo:


A meta é gerar 110% das necessidades de energia da Dortmund, com uso dos painéis solares - pelo sistema, o volume excedente produzido é cedido à concessionária da rede elétrica, e retorna em créditos na conta de luz. Por necessitar manter refrigeração à noite (um período sem radiação solar), porém, nem sempre essa condição pode ser alcançada. 

Completando sua "pegada ecológica", a Dortmund também mantém em sua área uma reserva de Mata Atlântica de 30 mil metros quadrados, que ajuda a neutralizar emissões de CO2.


Visitação


A empresa produz, em seu sistema sustentável, cervejas artesanais, e muitos dos rótulos são de estilos tradicionais da escola cervejeira alemã. Os tipos fabricados são Pilsen, Witbier, Stout, Redeale, Paleale, Hefe-weiss, IPA, White IPA, Session IPA e American IPA. A fábrica promove visitações todos os sábados, às 15h30. Reservas podem ser feitas pelo telefone (19) 3938-4647 ou pelo e-mail comercial@dortmund.com.br.

Exemplos de rótulos da fábrica, painéis instalados e imagem da área de produção


#EnergiaSolar #Sustentabilidade #CervejariaDortmund #Fotovoltaico #PaineisSolares #WeBrazilEnergy

486 visualizações
  • Branca ícone do YouTube
logo_we_brazil_energy (1)2.png