Buscar
  • webrazil

Covid-19: setor solar mapeia cenário e já avalia soluções



O setor fotovoltaico brasileiro já avalia os efeitos econômicos da pandemia da Covid-19 pelo mundo e busca estratégias para se adaptar ao novo cenário. É o que aponta pesquisa da consultoria especializada Greener.


Dos participantes do questionário, 79% informaram que adotaram home office para grande parte das ações, por exemplo, e 19% pretendem fazer isso.


O levantamento foi feito entre os dias 14 e 24 de março, com 541 empresas do segmento, de todas as regiões do país, e mapeou os principais desafios deste momento. Um deles, apontado por metade dos ouvidos, é o de tentar superar os impactos da variação do dólar no valor dos equipamentos importados.

Sugestões


Além do home office, para segurança dos funcionários nas funções em que isso é possível, a Greener ainda sugere às empresas dos vários ramos da cadeia fotovoltaica:

√ Identifique os principais riscos e trace alternativas para mitigá-los;

√ Mapeie os custos fixos e variáveis da empresa, buscando otimizar gastos;

√ Negocie prazos e condições de pagamento;

√ Em projetos de longo prazo (grande porte), os maiores desembolsos podem ser flexibilizados em busca de um melhor momento de mercado,

√ Verifique com seu fornecedor eventuais problemas de abastecimento que ele possa ter;

√ Fortaleça sua marca: aproveite o momento para inovar sua comunicação;

√ Busque formas de apoiar seu público;

√ Fortaleça seu time: invista em treinamentos, deixe sua equipe mais eficiente para o pós crise;

√ Na menor suspeita de contaminação, deixe o colaborador em quarentena: é melhor um infectado do que toda a equipe.


Mais dados


Ainda em relação às preocupações, 71% das empresas participantes alegaram já ter perdido algum negócio durante a pandemia e 83% notaram alguma redução na procura por projetos.


Segundo a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), porém, mesmo com a atual crise, a projeção para o segmento continua sendo de crescimento este ano no país, ainda que em ritmo menor.


É importante ressaltar que a energia solar gera redução de até 95% nos valor da conta de luz e sua instalação pode ser uma boa alternativa em momentos de crise.


#Covid19 #Coronavírus #EnergiaSolar #Fotovoltaico #Greener #Sustentabilidade #CenárioEconômico #WeBrazilEnergy

356 visualizações
  • Branca ícone do YouTube
logo_we_brazil_energy (1)2.png