Buscar
  • webrazil

Balcão Único simplifica a abertura de empresas



Os empreendedores de São Paulo já podem utilizar o “Balcão Único”, um sistema que permite a qualquer cidadão abrir uma empresa de forma simples e automática, reduzindo o tempo e os custos para iniciar um negócio. Lançado pelo Ministério da Economia, o projeto tem apoio do Sebrae e de outras instituições.


São Paulo, que disponibilizou o novo sistema no dia 15 de janeiro, foi a primeira cidade do país a aderir ao projeto. A próxima será o Rio de Janeiro. As duas capitais são as cidades que concentram o maior número de empresas no Brasil. Depois que o Balcão Único estiver em funcionamento nesses dois municípios, o sistema será ampliado para o resto do país.


Com o Balcão Único, a coleta de todos os dados necessários para o funcionamento da empresa é feita pelo preenchimento de um formulário eletrônico único, disponível na internet. Anteriormente, em São Paulo, o empreendedor tinha que entrar em quatro portais diferentes – dois no governo federal, um no estado e um no município – para realizar o registro e dar início ao funcionamento da empresa, além de realizar outros sete procedimentos medidos pelo Banco Mundial.


Agora poderão ser feitos em um só ambiente virtual o recebimento das respostas necessárias da Prefeitura; registro da empresa; obtenção do número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e inscrições fiscais; desbloqueio do cadastro de contribuintes; recebimento das licenças, quando necessárias.


“O registro vai ter um link para o eSocial, onde ele vai cadastrar seus empregados iniciais, aquela formação básica da empresa, no momento da abertura do negócio”, ressaltou o gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Silas Santiago.

Fonte: Agência Sebrae


#BalcãoÚnico #MEIS #Sebrae #EnergiaSolar #Sustentabilidade #PaineisSolares #WeBrazilEnergy

77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo