- webrazil
Aneel abre consulta para instalação de usinas híbridas

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) abriu a consulta pública 061/2020 para o estabelecimento de usinas híbridas e associadas, que combinam dois tipos de geração, como termelétrica e fotovoltaica, por exemplo. Essa etapa da consulta seguirá até 4/12 e colocará em discussão a Análise de Impacto Regulatório (AIR) elaborada pela agência.
Segundo a Aneel, as usinas híbridas podem agregar ganhos de eficiência para o sistema elétrico, reduzindo custos de operação e postergando a necessidade de novos investimentos em expansão.
"Usinas híbridas podem ser uma alternativa no Nordeste, onde há potencial de complementaridade, com geração de energia solar durante o dia e eólica durante a noite", diz o diretor da agência Christiano Vieira da Silva.
Na proposta em discussão, a Aneel estabelece que apenas novas usinas poderão se enquadrar nas regras.
A consulta pública estará disponível para contribuições pelo e-mail cp061_2020@aneel.gov.br. O Relatório de AIR e demais documentos relacionados poderão ser acessados na página da Aneel na internet, no espaço da Consulta Pública nº 061/2020. Após essa primeira fase, caso se conclua pela necessidade de alterações normativas, será instaurada uma segunda fase para avaliação das minutas de resolução.
Fontes: Aneel e Estadão
#UsinasHíbridas #Fotovoltaico #EnergiaSolar #PainéisSolares #Aneel #Sustentabilidade #ConsultaPública #WeBrazilEnergy